Rádio Comunhão Notícias Alunos do ESDE participam de aula inaugural

Alunos do ESDE participam de aula inaugural

Alunos do ESDE participam de aula inaugural post thumbnail image
Alunos do segundo semestre da Comunhão Espírita de Brasília receberam as boas-vindas durante a aula inaugural realizada no último domingo (28/7), às 20h, no salão Bezerra de Menezes. A recepção calorosa foi feita pelo presidente da Casa, Adilson Mariz, e por dirigentes do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE). As aulas tiveram início na segunda-feira (29/7).
O objetivo do encontro foi apresentar a Comunhão aos novos alunos, tirar dúvidas sobre como as aulas serão estruturadas e incentivar as turmas a associarem o estudo da doutrina à prática do Evangelho. Preparada pelos alunos, a aula inaugural contou com apresentações de teatro e música.
Após a prece inicial, Adilson destacou a importância da transformação moral de cada um no processo de regeneração do orbe. “O Planeta só se transforma com nossas ações de amor para uma vida mais fraterna”, destacou.
Segundo o dirigente, para iniciarmos a mudança não são necessários atos grandiosos. “Vamos dizer aos nossos familiares que os amamos. São coisinhas miúdas que fazem com que a vida seja mais gostosa, mais prazerosa”, exemplificou.
“Espíritas, amai-vos e instruí-vos”

A programação da aula inaugural foi baseada no ensinamento “Espíritas, amai-vos e instruí-vos”, do capítulo VI, item 5, do Evangelho Segundo o Espiritismo, trecho lido pelo dirigente Milton Júnior, da Diretoria de Estudos Doutrinários (DED).
Em seguida, ele orientou os alunos a assumirem compromisso com as aulas. “Vamos chegar 15 minutos mais cedo, conversar com os colegas e com o dirigente ou o auxiliar da turma”, disse.
Encontro A3

O roteiro trouxe ao palco os espíritos Anália Franco, Auta de Souza e Adolfo Bezerra de Menezes, apresentadores do “Encontro A3 (em alusão às iniciais dos nomes dos protagonistas). O programa foi estruturado em três blocos de perguntas e respostas, com a participação rotativa de dirigentes, alunos da DED e de um representante do Departamento de Promoção Social (DPS), tirando dúvidas sobre os cursos e as atividades da Comunhão.
Assim, em meio às encenações dos alunos, cujos personagens arrancavam risos da plateia, os dirigentes Iara Paiva e Jefferson Bellomo informaram sobre assuntos concernentes aos cursos, à atuação do médium e às inúmeras atividades desenvolvidas pela Comunhão.
Voluntariado

Já o representante do Departamento de Promoção Social, Ricardo Hosannah, incentivou alunos e frequentadores da Casa a se engajarem no trabalho voluntário. “A pessoa deve procurar um trabalho que se identifique”, sugeriu, acrescentando que existem inúmeras atividades que a Comunhão desenvolve com a participação dos trabalhadores voluntários. Clique aqui para saber mais.
Formação para a vida

“Nossos cursos não dão diploma. O estudo que fazemos aqui é para a vida”, explicou Iara Paiva. Sobre a mediunidade, Jefferson Bellomo argumentou que o objetivo maior da tarefa é servir e, por isso, o médium deve estar alinhado com os ideais do Cristo. Ele lembrou que o compromisso do espírita deve acompanhá-lo onde quer que esteja.
“Todos nós podemos ser colaboradores de Jesus. E não somos espíritas só no grupo mediúnico ou na casa espírita. Devemos ser espíritas em qualquer lugar”.  Para Jefferson, mediunidade significa “responsabilidade, trabalho, boa vontade e comprometimento”.
Momento musical

O momento musical ficou por conta da voz e do violão de Sílvio Sodré, coordenador do projeto “Cantando a Doutrina”. “A arte é uma ferramenta poderosa para o espírito imortal, pois mexe com a razão e com a emoção”, agradeceu o músico, espalhando no ambiente acordes encantadores imantados de amor, perdão e paz.
 Texto:Arlinda Carvalho
Fotos: DED/Comunhão

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post